• 12h às 18h
  • Atendimento:
  • 28 3548-1101

Aprovado Plano Municipal de Educação de Irupi

23/06/2015 

Por unanimidade, vereadores da Câmara Municipal de Irupi aprovaram o Plano Municipal de Educação (PME), durante sessão ordinária, realizada na última segunda-feira (22/06). O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos, além de apontar o diagnóstico da realidade educacional municipal em todos os níveis e modalidades. Após aprovação na Câmara, o prefeito Carlos Henrique Emerick Storck, sanciona a Lei que garante o cumprimento do PME para o decênio 2015-2025.

 

A secretária Municipal de Educação, Fabrícia Eler Ramos, acompanhou a votação e falou sobre a importância do PME para a educação do município. "Passamos por várias etapas, desde a elaboração, até a apresentação para os moradores de Irupi e, hoje, encerrando com a aprovação da Lei que garante o cumprimento do PME. Elaborar um plano para um período extenso não é uma tarefa fácil, mas depois de muitas discussões e ajustes acredito que as metas traçadas para cada diretriz tem o intuito de colaborar com o crescimento, oferecendo melhores oportunidades para a educação de todos os munícipes", declarou Fabrícia.

 

Durante a elaboração do plano, uma consulta pública foi realizada no dia 17 de junho e contou com a colaboração de quase 100 pessoas  representantes da sociedade irupiense. Na ocasião, moradores participaram da elaboração final do plano. De forma democrática,  a secretária Municipal de Educação, Fabrícia Eler Ramos, conduziu a abertura da audiência abrindo espaço para análises e discussões.

 

 

Entenda o Plano

 

1) O Plano Municipal de Educação foi elaborado por uma Comissão de Elaboração do Plano (CEP). Ele é feito em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação, mas garante a identidade e autonomia do município.

 

2) Após a criação do PME, foi realizado uma consulta pública através do site oficial da Prefeitura de Irupi, em seguida, houve a apreciação e intervenção da sociedade irupiense. A consulta foi realizada no sentido de enriquecer o documento e ampliar a participação da sociedade.

 

3) Com a finalização da audiência, a CEP realiza uma nova reunião para finalizar o Plano, utilizando as sugestões coletadas após audiência pública.

 

4) Concluído a redação do PME, um Projeto de Lei foi encaminhado para a Câmara Municipal para que os vereadores aprovassem o novo PME, válido para os anos de 2015-2025.

 

OBJETIVOS A SEREM CUMPRIDOS

(Diretrizes PME)

 

Erradicação do analfabetismo;

Universalização do atendimento escolar;

Superação das desigualdades educacionais;

melhoria da qualidade da educação;

Formação para o trabalho e para a cidadania;

Promoção da gestão democrática da educação pública;

Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica;

Estabelecer meta de aplicação de recursos públicos com proporção do Produto Interno Bruto;

Valorização dos profissionais da educação;

Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

 

Lembrando que cada diretriz do PME possui metas e estratégias para serem trabalhadas.