• 12h às 18h
  • Atendimento:
  • 28 3548-1101

Maio Amarelo: Estudantes de Irupi mobilizam sociedade por um trânsito melhor

30/05/2017 

Maio Amarelo
Estudantes de Irupi mobilizam sociedade por um trânsito melhor

O mês do movimento “Maio Amarelo” está se encerrando, mas as campanhas de conscientização, por um trânsito melhor, realizadas em todo o município registraram a importância de todos se mobilizarem pela segurança viária. Por meio da Secretaria Municipal de Educação de Irupi, em parceria com o Instituto de Ensino Superior Dellatorre (IESD), as escolas municipais e os estudantes de Ensino Superior do município arregaçaram as mangas e mostraram pra população que um minuto de atenção e um pouco de educação no trânsito podem salvar vidas.

Atividades nas escolas, mobilização nas ruas, palestras foram algumas das ações protagonizadas em Irupi. “Durante todo o mês de maio, os alunos irupienses discutiram o assunto em sala de aula, participaram de atividades dinâmicas e levaram o que aprenderam para um parente ou um amigo", explicou a secretária de educação Fabricia Eler Ramos.

Na última sexta feira (26), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS-Irupi), os estudantes do IESD-Irupi organizaram o segundo II Seminário Maio Amarelo com o tema: "Minha Escolha faz a Diferença." O diretor do IESD Newton Dellatorre disse, durante o evento, que a participação dos estudantes e do Instituto reflete em uma atitude que precisa de conscientização e muita ação. “Somos uma Instituição de ensino e estamos falando de um assunto que atinge todas as pessoas e muitas vezes destroem muitas famílias. Educar, ensinar é a nossa missão. Por isso, abraçamos o Maio Amarelo”, disse o diretor.

Com a presença do embaixador do “Maio amarelo” no Espírito Santo e especialista em Legislação de Trânsito, Josimar Amaral, alunos e convidados conheceram um pouco mais sobre a realidade do trânsito brasileiro e sobre a segurança viária no município de Irupi. “O Movimento Maio Amarelo é respaldado em argumentos e fatos públicos, nosso objetivo é causar impacto e fazer com que a sociedade reflita sobre a situação do trânsito no Brasil ”, destacou o embaixador.

“O Maio Amarelo para se fortalecer, ainda mais, precisa da participação e envolvimento de todos que devem se comprometer com o bem-estar social, educação e segurança. Iniciamos o processo de conscientização a partir da Educação Infantil para que possamos formar cidadãos conscientes do seu papel. O mês do Maio Amarelo está terminando, mas a conscientização e o que os nossos alunos aprenderam seguem sendo repassados por eles”, finalizou a Secretária de Educação de Irupi, Fabricia Eler Ramos.

De acordo com dados do Movimento Maio Amarelo, a chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os estados adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.

Mobilização em Irupi
Escolas: Nelci Gomes da Costa, Professora Sônia Maria Faria Pinheiro e Valdecy Afonso Moreira.

Participação: Diretores escolares, pedagogos e professores da rede municipal, alunos do curso de Administração e Pedagogia - IESD-Irupi e Pedagogia-Manhuaçu

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de Irupi