• 12h às 18h
  • Atendimento:
  • 28 3548-1101

Olimpíada da Leitura incentiva alunos da Escola Municipal Sônia Maria

31/05/2017 

Olimpíada da Leitura incentiva alunos da Escola Municipal Sônia Maria

No último dia 26, foi realizada na Escola Municipal Professora Sônia Maria Faria Pinheiro a abertura oficial da 1ª Edição da Olimpíada da Leitura. O novo projeto da escola, por meio da disciplina de Português e Biblioteca Escolar, vai contar com a participação dos alunos do 1º ao 4º ano. O concurso acontece até o dia 11 de agosto. A festividade de abertura contou com apresentações culturais realizadas pelos alunos e a apresentação do regulamento da edição.

Chama-se olimpíada porque é realizada uma avaliação e gerada uma classificação final entre os alunos. Os participantes retiram os livros juntamente com as fichas de avaliação. Após a leitura a ficha é preenchida e avaliada pelos docentes que validam ou não o resultado. No final, ganhará a 1ª Olimpíada de Leitura quem primeiro preencher a caderneta ou possua mais pontuações. Os vencedores serão eleitos “O leitor do ano” sendo atribuídos prêmios ao melhor leitor de cada ano escolar.

A pedagoga do turno matutino, Lidia Cristina Schuab, explicou que toda a equipe da escola se faz presente em incentivar e promover o hábito de ler. “nosso grande objetivo é permitir o acesso e deleite dos alunos em manter contato constante com a literatura e assim buscar horizontes longínquos de sonhos e fantasias”, disse a pedagoga.

A Secretária Municipal de Educação, Fabricia Eler Ramos, parabenizou a iniciativa da escola e participou da abertura das Olimpíadas. Para ela, é preciso despertar leitores. “A leitura é capaz de nos transformar em cidadãos críticos e só por meio do conhecimento geral somos capazes de se posicionar sobre algum assunto. Incentivar a leitura desde a infância impulsiona esses cidadãos a serem sábios em suas decisões. E obviamente, a escola deve cumprir esse papel de incentivar os novos leitores”, declarou Fabricia.