• 12h às 18h
  • Atendimento:
  • 28 3548-1101

Prefeitura de Irupi promove ação de higiene bucal com estudantes de odontologia voluntários

10/07/2019 

Teve início na terça-feira (09), um ciclo de ações voltados a educação e higiene bucal em escolas municipais de Irupi em parceria com estudantes de odontologia, em caráter voluntário. A ação atendeu todos 1454 alunos dos turnos matutino e vespertino das escolas Sônia Maria, Eny Leal Machado, Nelci Gomes da Costa e Valdecy Afonso Moreira.

O objetivo deste ciclo de ações é conscientizar as crianças das escolas acerca da importância da saúde e higiene bucal, utilizando palestras com recursos audiovisuais e protótipos dentários. As atividades envolveram os estudantes Davi Schimith, Lorrayne Viana e Samuel Ribeiro do 6º e 7º período da Universidade Nova Iguaçu – Campus Itaperuna e UNIFACIG.

A estudante Lorrayne destacou a educação preventiva: “ A importância deste trabalho que está em realização é levar para as crianças a educação, a importância da saúde e higiene bucal. Por hoje em dia as pessoas estarem acostumadas a tratarem as doenças, a tratarem o problema e não atuarem na prevenção. E este trabalho é realizado justamente para que não seja necessário o tratamento, para que elas aprendam a se cuidar e preservar os dentes saudáveis. Para isso é necessário a correta escovação, o uso do fio dental e também a importância da visita periódica aos dentistas”, concluiu.

Além das palestras em caráter preventivo, acontece também a entrega de produtos de higiene bucal a todos os alunos das escolas que foram atendidas com o ciclo de palestras educativas. O estudante Davi ressaltou: “É nítida a carência que nós vemos em boa parte das crianças, seja de informação ou de acesso para comprar os materiais. Pude notar também que a maioria delas já tinham tido contato com dentistas que atendem o município. É muito gratificante poder levar essas informações, fazer parte de um marco na história de cada criança. Acredito que esse dia de conscientização ficou marcado na vida de cada criança que esteve presente”, finalizou.

O estudante Samuel sublinhou a prática do aprendizado em sala: “Foi uma ação bem bacana porque a gente pode colocar em prática o que estamos aprendendo na faculdade e tivemos a oportunidade de transmitir para as crianças um pouco deste conhecimento, de maneira a ser útil. E também a importância de dar retorno a sociedade acerca do nosso aprendizado. E assim melhorar a qualidade de vida não só dessas crianças, mas de todos que poderão transmitir o conhecimento adquirido”, encerrou.

A coordenadora da higiene bucal do município, Lívia Alcure, concluiu: “Abordamos a promoção da saúde bucal com o intuito de conscientizar nossas crianças e adolescentes sobre a importância de manter uma adequada higiene bucal e com isso tentar diminuir as vulnerabilidades que encontramos nas rotinas de atendimento. Para desenvolver esse trabalho, foi muito importante contar com o trabalho voluntário de estudantes de odontologia e dos dentistas e auxiliares de saúde bucal que atuam nas Unidades de Saúde do Município. Essas ações acontecerão no decorrer de todo ano e contemplarão todas as escolas e creches municipais”, completou.

As ações com os voluntários tiveram fim na quarta-feira (10), mas seguem durante todo ano a partir deste início do Programa Saúde na Escola (PSE) promovendo, entre outras ações, o ensino da prática da escovação dos dentes dos alunos, acompanhados por dentistas auxiliares e professores da rede municipal de ensino.

Fotos: Danilo Bargline e Marcos Oliveira

Informações à imprensa: Marcos Oliveira

Contato: comunicacao@irupi.es.gov.br