• 12h às 18h
  • Atendimento:
  • 28 3548-1101

Em virtude do Julho Amarelo, Prefeitura de Irupi promove dia D contra hepatites virais no dia 20.

15/07/2019 

Acontece neste sábado (20), o dia D de combate a hepatites virais. A ação está atrelada ao Julho Amarelo, mês de conscientização de hepatites virais. Serão realizados, na Praça Central de 09:00 ás 14:00, testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV, vacinação, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e distribuição de preservativos.

Durante todo o mês de julho várias unidades de saúde em parcerias com órgãos de saúde, secretarias, hospitais e universidades irão realizar ações para oferecer a população testes para a detecção de hepatites virais, devido ao início da campanha Julho Amarelo.

A campanha se faz necessária, uma vez que mais de três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C e não possuem conhecimento de que portam o vírus. A Organização Mundial da Saúde estima que no mundo existam mais de 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C.

A Hepatite é um tipo de inflamação que afeta o fígado, comprometendo seu funcionamento e aumentando o risco de aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Pode ser decorrente de várias situações, sendo as causas mais frequentes as infecciosas (ex: virais), tóxicas (ex: álcool), medicamentosas, autoimunes, etc, sendo as mais comuns as do tipo A, B e C.

28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a data foi instituída pela Organização Pan-Americana da Saúde em 2010 e visa a conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.

Sintomas da hepatite
Os sintomas da hepatite podem variar ligeiramente conforme o tipo de vírus envolvido, mas geralmente se manifestam na fase aguda da hepatite, através de:
- Dor de cabeça e mal-estar geral;
- Dor e inchaço abdominal;
- Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos;
- Urina escura, com cor de coca-cola;
- Fezes claras, como massa de vidraceiro;
- Náuseas, vômitos e emagrecimento sem causa aparente.

As causas da hepatite podem envolver a contaminação com vírus, bactérias ou parasitas, sendo que no Brasil os vírus da hepatite A, B e C são os maiores responsáveis pelos casos de hepatite no país. Dessa forma, as causas da inflamação no fígado podem ser:
- Infecção com vírus da hepatite A, B, C, D, E, G; bactérias ou parasitas causadoras da hepatite;
- Medicamentos;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas e
- Ingestão de cogumelo venenoso.

Transmissão da hepatite
A transmissão da hepatite pode ocorrer pelo contato oral-fecal ou pelo contato com o sangue contaminado. Algumas formas de contaminação com a hepatite são:
- Partilhar seringas;
- Relação sem camisinha;
- Consumir alimentos ou água contaminados;
- Contato com urina ou fezes do indivíduo contaminado.

Prevenção da hepatite
Em relação à prevenção da hepatite é recomendado tomar as vacinas contra hepatite A e hepatite B, usar camisinha em todas as relações sexuais, não partilhar seringas e adotar medidas de higiene como sempre lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes de comer. Além disso é importante ser cauteloso ao realizar piercings ou tatuagens exigindo materiais novos ou devidamente esterilizados.

Fontes: https://www.grupogsh.com/noticias/maio

http://www.diagnosticosdobrasil.com.br/blog/noticia/julho-amarelo-mes-de-combate-as-hepatites-virais/

 

Informações á Imprensa: Marcos Oliveira

Contato: comunicacao@irupi.es.gov.br