• 12h às 18h
  • Atendimento:
  • 28 3548-1101

Município


Símbolos Municipais

Brasão

 

Brasao Municipal

 

O Brasão é um escudo português clássico que lembra a origem da colonização no Brasil, formando do chefe (parte superior do escudo) até a faixa (centro do escudo), um campo de jalde (ouro) em cujos flancos destro e sinistros (direito e esquerdo) se destacam duas estrelas de sinople (verde) que representa os distritos da Sede e de Santa Cruz. No centro do chefe, uma edificação fortificada de sinople (verde) representa o Quartel de Santa Cruz, erguido quando da construção da "Estrada de São Pedro de Alcântara em 1816, também conhecido como "Estrada do Rubim", e que foi primeiro marco do desbravamento e da colonização do território que constitui o município.

 

"O quartel que se destinava ao descanso, pernoite e á guarnição da estrada para segurança dos transeuntes representam ainda, a construção de uma sociedade ordeira, produtiva e progressista e a integração entre os habitantes primitivos e colonizadores.

 

"Abaixo da fortaleza, na faixa (centro do escudo), um duplo mantel de argenta (prata), que sendo a representação da montanha que simboliza a Serra do Caparaó em cujos contrafortes, na vertente oriental está situado o município.

 

No conta-chefe (parte inferior do escudo), em campo de goles  (vermelho), uma buzina de caça tipo boiadeiro em argenta (prata), representando a atividade pecuária, lembra Hidario Tomaz em cuja fazenda situava-se a pequena cachoeirinha que é a origem do topônimo identificador do então distrito de Cachoeirinha do Rio Pardo, hoje município de Irupi.

 

"O escudo está ornamentado em ambos os flancos, por hastes de cafeeiro frutificadas, nas suas cores, que representa o principal produto agrícola e a base da economia do município.

 

"Abaixo do escudo, um listel de argenta (prata) carregado com as legendas em sable (negro), IRUPI, no centro, e nas extremidades os milésimos 1903 e 1991, datas da criação do distrito e de sua outono mia administrativa com sua elevação a categoria de município, respectivamente. Tudo, encimado por uma coroa mural de argenta (prata) com cinco torres visíveis e quatro ameias, que lhe dá a característica de cidade.

 

 

Bandeira

 

Bandeira do Municipio

 

A Bandeira do Município é composta de um campo branco no centro, ladeado por dois campos vermelhos, tendo no campo central o Brasão do Município, nas suas cores.

 

Significado das Cores:
Ouro: força, mando, poder.
Prata: paz, pureza, religiosidade.
Verde: esperança, abundancia.
Vermelho: Intrepidez.

 

Medidas oficiais: A largura desejada, dividida por 14 (quatorze) módulos, e como comprimento, o valor de 01 (um) modulo multiplicado por 20 (vinte). Os Campos terão cada um 1/3 (um terço) do comprimento total da bandeira.

 

 

Hino Oficial

 

Letra: Aurenice Nunes Ribeiro, Neide Sathler Dias e Adailton Augusto Gripp
Música: Adailton Augusto Gripp

 

Vejo ao longe campos vastos
Verdes matas cafezais
É Irupi terra amada
Cheio de sonhos triunfais
Campos floridos verdejantes
És o esplendor de brados mil
Mas Irupi é mais formoso
Que muitos encantos vis.

 

Oh! Cachoeirinha
Saudades tenho de ti
Com suas casas de tabuinhas
Onde infância eu vivi
Mas o progresso chegou
Conhecemos Irupi
Fraternidade e elegância
Linguagem Tupi-Guarani.

 

Se tu soubesses, terra amada
O que guardamos na memória
Do povo amigo, hospitaleiro
Antigas e bravas histórias
Suas riquezas naturais
Formoso e belo chão fecundo
Com beleza infinita
Temos em ti amor profundo.

 

És a única esperança
possas tu  esclarecido
Abraçar com confiança
Este solo tão querido
No trabalho diligente
Na virtude refulgir
Terra amada, pátrio ninho
Salves tu oh! Irupi.