Notícias
Teatro de Bonecos conscientiza crianças de Irupi
Por Assessoria de Comunicação
Com o intuito de promover ações que fortaleçam o vínculo social e familiar, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), vinculado ao conjunto de ações do Serviço de Convivência, e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, em parceria, com a Secretária de Assistência Social, Habitação e Cidadania, de Irupi, promoveu, na última semana, nas escolas dos distritos de São José e Santa Cruz um momento cultural, com apresentação do teatro de bonecos, "Turma do Frederico", da cidade de Cachoeiro de Itapemerim. O objetivo é conscientizar as crianças e adolescentes sobre questões sociais que geram riscos de violência.
Sorrisos, atenção, curiosidade e aplausos. Com essa mistura de sentimentos e gestos, as crianças acompanharam a apresentação. Entre risos e momentos de atenção, os alunos também passaram por situações de reflexão ao ouvirem as histórias contadas pelos bonecos. Bulling, violência doméstica, alcoolismo, drogas foram alguns dos assuntos discutidos com o palestrante e ator bonequeiro, Cleyton Passos. O artista não poupou esforços para entreter as crianças, mas também conseguiu conquistar a atenção dos estudantes na hora da discussão de temas mais sérios. "É um trabalho de conscientização e em cada evento que faço, me sinto no papel de um semeador. E cada semente que eu planto, através da mobilização de um ato melhor, na conduta de cada uma dessas crianças, sinto que já cumpri um grande passo", afirma o bonequeiro.
A psicóloga do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de Irupi, Jussara Rodrigues Soares, afirma que a apresentação cultural é um dos melhores meios para que as crianças possam aprender e se conscientizar. " Alegria, momentos de diversão e descontração são caminhos que nos ajudam a levar uma informação séria para as crianças sem ser um sacrifício. Com uma risada, ela pôde aprender como lidar com situações ruins, mas com isso, a informação foi absorvida e o método foi satisfatório", explicou a psicóloga.
Durante as apresentações teatrais participaram dos eventos, a coordenadora do PETI, Elizabeth de Castro Cardoso, a secretária de Assistência Social, Cristiane Storck, professoras e diretoras das escolas de São José e Santa Cruz.
Texto e fotos: Jaqueline Araújo