Notícias
Irupi se destaca no 2º Prêmio Estadual de Conilon de Qualidade
Por Assessoria de Comunicação
O 2º Prêmio Estadual de Conilon de Qualidade destacou o município de Irupi, nesta quarta-feira (18). A premiação foi realizada no Parque de Exposições de Carapina, Serra. O agricultor irupiense João Marçal da Silva, de 47anos, conquistou o quarto lugar na categoria Conilon Natural. Com a premiação, o produtor recebeu um cheque de R$ 1,5 mil e uma bomba vaporizadora.
Ao todo 192 cafeicultores de 36 municípios capixabas inscreveram 276 amostras para concorrer no 2º Prêmio Estadual de Conilon de Qualidade. Deste total, 160 amostras foram selecionadas para a etapa final com classificação sensorial acima de 80 pontos, o que caracteriza os cafés Conilon do Espirito Santo como “Finos”.
Durante a premiação estiveram presentes o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Irupi, Paulo Roberto de Castro Souza, secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o governador Renato Casagrande e o presidente do Incaper Evair de Melo.
De acordo com o secretário municipal de Irupi, Paulo Roberto, a premiação mostra que Irupi se diversifica e busca qualidade. "É uma grande conquista para o nosso município. Hoje temos produtores que trabalham com lavouras de qualidade e diversificam suas plantações com o cultivo de banana, tomate, uva e ,claro, o café. Em parceria com a secretaria estamos trabalhando e incentivando os nossos produtores a buscarem sempre a qualidade", afirmou o secretário.
Nesta segunda edição, o Prêmio Estadual de Conilon de Qualidade distribuiu cerca de R$ 50 mil entre equipamentos, insumos e premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados de cada categoria. Realizado pelo Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com Heringer, Syngenta e Conilon Brasil, o concurso teve como objetivo além de premiar os melhores cafés do Estado, homenagear as diversas famílias que fazem do café conilon a principal atividade do agronegócio capixaba.
Com informações do Incaper Espírito Santo
Confira os Vencedores do “Prêmio Conilon de Qualidade”
Categoria ‘Cereja Descascado’
1º Joao Delpupo - Afonso Cláudio
2º Leonel Rosa – Afonso Cláudio
3º Pedro Fin – Castelo
4º Francisco Fin – Castelo
5º Leonel Luiz Teixeira – Afonso Cláudio
Categoria ‘Conilon Natural’
1º Sérgio Luiz Felipe – Cachoeiro de Itapemirim
2º João Deolindo Fioresi – Castelo
3º Amós José Horst - Iúna
4º João Marçal da Silva – Irupi
5º Antônio Carlos dos Santos – Colatina