Notícias
Agricultores de Irupi recebem mudas de eucalipto
Por Assessoria de Comunicação
A secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Irupi em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou a entrega de 30 mil mudas de eucalipto para agricultores do município, na última quinta-feira (04). Cada agricultor recebeu cerca de 2 mil mudas.
De acordo com o Incaper, a ideia da distribuição é promover o desenvolvimento da silvicultura no Estado e proporcionar mais uma fonte de renda para o agricultor familiar. As mudas são provenientes de um convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Fibria.
O eucalipto que muitas vezes é conhecido como um vilão para a natureza também possui seus benefícios, como explica o engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper - Irupi, Túlio Luis Borges de Lima. " Se explorado adequadamente, dentre outros benefícios, o eucalipto diminui a pressão sobre os remanescentes da mata nativa", explicou Túlio.
Na região do Caparaó foram distribuídos 120 mil mudas entre Iuna, Ibiritrama, Irupi e Alegre.De acordo com o engenheiro florestal e extencionista do Incaper Gabriel Graciliano Guzzo Rosa, a madeira gerada com a plantação de eucalipto beneficia agricultores em suas propriedades. "O agricultor pode seguir recomendações de manejo florestal, tendo ciclos de corte da árvore com 6 ou 7 anos cortando-se 60% das plantas para obter produtos para lenha, moirões e escoras para construção. Com 12 anos, pode-se realizar o corte de outros 20% das plantas para serem utilizadas para produtos como caixaria, postes e construções. Entre os 15 e 21 anos pode-se realizar o corte final para serraria de modo geral”, afirmou Gabriel.
Com informações do Incaper Espírito Santo