Notícias
Sebrae apresenta diagnóstico do Desenvolvimento Econômico Territorial em Irupi
Por Assessoria de Comunicação
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Prefeitura Municipal de Irupi, realizou nesta quinta-feira (26) a apresentação do projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) Sul Capixaba. Doze municípios da região Caparaó Sul serão beneficiados pelo DET. Representantes sindicais, das associações rurais, lideranças políticas, funcionários públicos, comerciantes, empresários e a população em geral participaram do encontro na Câmara Municipal de Irupi.
A analista do Sebrae-Vitória, Zenilda Rocha, responsável por abrir o evento, explicou que a metodologia DET é uma estratégia de desenvolvimento econômico territorial que tem como objetivo melhorar a condição dos empreendimentos. "Os pequenos negócios estão relacionados a pequenas empresas, pequenas propriedades rurais e empreendedores individuais. Esse público é a razão da existência da instituição: Sebrae. A ideia central é orientar e capacitar setores produtivos que são fundamentais para a vida econômica dos municípios.
O consultor do Sebrae, Helio Matineli, que apresentou o diagnóstico realizado na região, disse que o objetivo do projeto é melhorar o desenvolvimento dos municípios aumentando o poder econômico dos moradores, buscando fortalecer as atividades que fazem o dinheiro circular dentro do município. Helio ainda esclareceu que o primeiro passo para que as mudanças sejam notadas é feito através do mapeamento econômico das regiões. Em Irupi, as atividades agrícolas e pecuárias são predominantes no desenvolvimento do município.
A partir do diagnóstico, o Sebrae irá realizar atuações com o setor público e privado. A atuação do Sebrae junto ao setor privado é feito através de consultorias, intercâmbios, rodada de negócios, palestras, workshops, apoio de eventos, entre outros formas de capacitações. Com o governo, a assessoria será de apoio para a implementação da Lei Geral em especial com a consultoria para capacitação e ampliação do poder de compra. "Setores que terão prioridade são a agropecuária, o comércio e a produção associada ao turismo", explicou Zenilda.
O prefeito de Irupi, Carlos Henrique Emerick Storck que acompanha o trabalho do Sebrae falou sobre a implantação do projeto na região do Caparaó. "Eu confio plenamente no trabalho do Sebrae e tenho convicção de que, se todos os membros da sociedade realmente se envolverem com os trabalhos de implantação do DET, ao final do projeto, os melhores resultados serão alcançados", afirmou o prefeito.