Notícias
II Conferência Municipal de Saúde debate estratégias e melhorias no SUS
Com o tema "Saúde Pública para cuidar bem das pessoas - direito do povo brasileiro", Secretaria de Saúde realiza Conferência
Por Assessoria de Comunicação
A Secretaria Municipal de Saúde de Irupi realizou, na sexta-feira (10/07), a II Conferência Municipal de Saúde. Com o tema: "Saúde Pública para cuidar bem das pessoas – direito do povo brasileiro”, a Conferência visou avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde, além de ampliar as discussões junto à população sobre a saúde pública no município. O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e contou com a participação de representantes da sociedade irupiense, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, dentistas, técnicos e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.
Na abertura oficial, o prefeito Carlos Henrique Emerick Storck destacou o trabalho dos profissionais de saúde do município e falou sobre a importância do diálogo e de investimentos na saúde. "No meu caminho profissional eu sempre prezei pelo diálogo, acho que o caminho é esse com a integração e a opinião de todos. Hoje temos um porcentual de investimento de 26% na saúde, superando o valor mínimo exigido por Lei que é de 15%. Acredito que estamos no caminho certo e que as discussões em grupos irão apresentar novas propostas de trabalho que irão somar, ainda mais, ações para a nosso município.
O secretário Municipal de Saúde de Irupi, Roziel Olavo, destacou a importância de fortalecer ações de acesso à saúde. "Nossa proposta com este evento é discutir e debater sobre vários eixos propostos através do Ministério da Saúde, buscando ações que se tornem efetivas. Sabemos que hoje as dificuldades são imensas, sempre enfrentamos obstáculos, mas temos certeza que aqui, em Irupi, estamos nos esforçando para oferecer o melhor para a nossa população, e mesmo com as dificuldades, estamos conseguindo atingir nossos objetivos", declarou o secretário.
Integrando a programação da II Conferência Municipal, a palestrante Jovelina Ferreira da Silva Aguiar formada em odontologia é, ainda, professora e especialista em auditoria em Saúde e Membro da Câmara Técnica da Comissão de Intergestores Regional. Na oportunidade, Jovelina destacou que o Sistema Único de Saúde é uma das principais conquistas sociais, fruto da luta do povo brasileiro e afirmou que a saúde é de responsabilidade de todos: governo, sociedade, assegurado pelo conjunto das instituições e políticas públicas sociais.
A II Conferência Municipal ainda contou com discussões em grupos, plenária e escolha dos delegados que irão representar o município na Etapa Estadual.