Notícias
Ação Social
Após o sucesso do curso: Cultivo de Plantas Medicinais, nova data para o curso já está sendo agendada
Por Assessoria de Comunicação
Xaropes para tosse, pomadas para dores reumáticas e cicatrizantes, tintura para repelente, vinho medicinal, bala de gengibre, chás são alguns dos produtos medicinais que os alunos do curso “Cultivo de Plantas Medicinais" aprenderam a fabricar, nesta semana, durante curso oferecido pela Secretária Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania de Irupi em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR ES).
O instrutor do curso, Carlos Pedro Guerra de Souza, explicou durante as aulas teóricas que a produção de medicamentos caseiros é simples, mas requer cuidados importantes como higienização de embalagens e a medida certa para cada produto. “Normalmente trabalhamos com plantas medicinais que são fáceis de ser encontradas nas comunidades e plantas que também são mais conhecidas do grande público, o que facilita no trabalho de preparo dos remédios com os participantes”, explicou o instrutor.
Plantas como babosa, alecrim, funcho, saião, hortelã, cavalinha, janaúba, bálsamo, sálvia e gengibre foram algumas das plantas usadas pela equipe para o cultivo na horta criada para o curso, além do uso no preparo dos remédios.
O curso tem como objetivo realizar a identificação à campo e o cultivo de plantas medicinais. Entre aulas teóricas e práticas o curso realiza diagnóstico das plantas medicinais existentes na comunidade, diagnóstico das doenças mais comuns da comunidade; formação Básica, Geoterapia, Hidroterapia, Resgate do saber popular, Preparação de herbário; identificação de plantas medicinais; pesquisa bibliografia; amigo Verde e preparação de fitoterápicos.
As aulas foram realizadas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e conta com uma carga horária de 32 horas e limite de 12 participantes.
Mais Cursos
A secretária adjunta de Assistência Social, Habitação e Cidadania de Irupi, Neide Rosa de Lima, explica que por causa do grande número de interessados em realizar o curso de Cultivo de Plantas Medicinais, uma nova turma será aberta no mês de outubro. Ainda em parceria com o SENAR, a secretária de Assistência Social irá oferecer turmas para os cursos na área de Processamento de banana, Piscicultura, Primeiros Socorros e Artesanato.
Os interessados em participar das atividades devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para a realização de inscrição.