Notícias
Defesa Civil
Irupi: Prefeitura monitora áreas do município para prevenir ocorrências no período chuvoso
Por Assessoria de Comunicação
Confirmando a máxima de que o melhor remédio é a prevenção, a Prefeitura Municipal de Irupi começou a trabalhar ações preventivas com o intuito de intensificar a atuação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços urbanos, juntamente com órgão da Defesa Civil Municipal, em áreas do município que podem ocasionar riscos no período chuvoso. Limpeza de bueiros, desobstrução de canais e córregos, campanhas educativas, entre outras medidas técnicas de prevenção começaram a ser desenvolvidas no município na última semana.
O prefeito Carlos Henrique Emerick Storck explicou que tem destinado atenção especial a esse assunto desde o início da gestão para o desenvolvimento de ações preventivas. Neste ano, todos os maquinários da frota de veículos pesados da Prefeitura já começaram a trabalhar nas ações preventivas. Tratores, retroescavadeiras, patrol já podem ser vistos trabalhando nas regiões que podem gerar algum tipo de risco para a população. “Este foi o meio que encontramos para intensificar as medidas de proteção aos moradores de forma bem direcionada e, consequentemente, mais efetivas”, declarou o prefeito Carlos Henrique.
Nos próximos dias, os agentes da Prefeitura de Irupi concentrarão as atividades na sede do município. Em seguida, as equipes irão em direção aos pontos mais problemáticos na zona rural e distritos.
De acordo com o engenheiro civil da Prefeitura de Irupi e integrante do Conselho Municipal da Defesa Civil, Laurismar Silva, o trabalho de prevenção, sendo feito antecipadamente, contribui na prevenção de casos mais graves. “Felizmente o município possui poucas áreas que podem ser consideradas de risco. E mesmo com essa situação positiva, ainda temos que intensificar na prevenção. Acredito que todos trabalhando juntos na antecipação dos problemas, poderemos minimizar as consequências”, explicou o engenheiro.
Conforme relatório apresentado pelo setor de Engenharia e Defesa Civil do município, entre as atividades que devem ser iniciadas estão ações que serão realizadas em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Cidadania que inclui o cadastramento das pessoas que moram em possíveis áreas de risco, estudos para remoção dessas pessoas e a antecipação de problemas como preparação de recursos de assistência.
De acordo com o Secretário Municipal de Administração e coordenador da Defesa Civil Municipal, Denilson Gomes da Silva, faz parte do trabalho de toda a equipe da Defesa Civil, conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção contra possíveis danos gerados pela chuva. “O nosso trabalho agora precisa ser organizado para que as ações sejam realizadas, através dor órgãos responsáveis, definindo atribuições, efetivando ações de forma que cada um trabalhe na prevenção e assistência aos moradores”, finalizou Denilson.
Experiência e Consciência
O aposentado Evandir Gomes, de 47 anos, conhece bem sobre a importância da prevenção em áreas de risco, antes do período chuvoso. Evandir mora em um local cercado aos fundos por um córrego. Em novembro do ano passado, Evander e a esposa , Bibiana Pedro Afonso, viveram momentos de tensão quando uma forte chuva inundou o lar do casal. Vandinho, como é conhecido no município, viu a água da chuva invadindo rapidamente o local onde mora. "Passamos muito sufoco, a água chegou a subir 1,2 metros, ainda temos as marcas na parede.Perdemos tudo, só fiquei com a roupa do corpo. Se não fosse a comunidade e a ajuda da Prefeitura não teria uma nova estrutura hoje", explicou Vandinho. A experiência serviu de alerta para o aposentado: “Na época da cheia do córrego, a área estava toda cheia de lixo, muitas pessoas jogavam lixo próximo ao córrego. Me lembro que a prefeitura limpava a área e mesmo assim não adiantava. Hoje as pessoas mudaram, inclusive eu e a minha esposa estamos sempre limpando em volta do corrégo, mantendo tudo limpo para que o escoamento da chuva não seja obstruído, gerando uma nova inundação", finalizou.
O comerciante Marcos David de Freitas Batista, proprietário do Restaurante do David, também sofre com enchentes no período chuvoso. A sede do restaurante está ao lado do trecho do rio Pardinho que corta o município. No ano passado, a Prefeitura realizou uma grande limpeza nas imediações do rio o que ajudou muito a evitar uma enchente maior, mesmo com o escoamento livre, dependendo da intensidade da chuva, ainda acontece inundações. Neste ano, já estamos aguardando o trabalho das máquinas no rio para nos dar um pouco mais de tranquilidade”, explicou o comerciante.