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Medalha Paulo Freire
Reconhecimento: Secretária de Educação é homenageada com Medalha Paulo Freire
Por Assessoria de Comunicação
“Só desperta paixão de aprender quem tem paixão de ensinar", Paulo Freire. E por seguir esse lema, a Secretária Municipal de Educação de Irupi, Fabrícia Eler Ramos, acaba de ser reconhecida e receberá a Medalha Paulo Freire. A homenagem será realizada na próxima quarta-feira (14/10), na Assembleia Legislativa do Estado do Espirito Santo, em Vitória, pela qualidade dos serviços prestados em benefício da educação do município de Irupi.
A medalha é concedida pela Comissão de Educação, presidida pela Deputada Estadual Luzia Toledo. O ato é feito anualmente, na semana em que ocorre o Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. Na seleção dos profissionais, são analisados critérios que envolvem formação e habilitação na área educacional em que atuam ou tenham atuado como educador.
“Fico muito emocionada em saber que meu trabalho pode contribuir para o avanço da educação do município de Irupi e está sendo reconhecido pelo Estado. Gostaria de frisar que esta não é uma vitória individual, mas de todos que trabalham a favor da evolução do ensino público”, destacou Fabrícia.
Fabrícia Eler Ramos é formada em pedagogia pela Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), é pós graduada em Gestão Escolar, Alfabetização e Letramento e Psicopedagogia. Atuando na educação, desde 1996, a atual Secretária de Educação de Irupi já trabalhou na Educação de Jovens e Adultos e Educação Infantil, Educação no campo (salas multisseriadas), lecionou para o ensino médio, Filosofia, foi coordenadora escolar, diretora escolar, tutora do Pró Letramento e tutora em curso de Pós Graduação pela Ecsel.
Sobre Paulo Freire
Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife e faleceu em São Paulo, no dia 2 de maio de 1997. Ele foi educador e filósofo e se destacou por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.
A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante; o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.
Confira na galeria de imagens alguns momentos marcantes da secretária Fabricia Eler Ramos durante evento nas escolas municipais.