Notícias
Saneamento Básico
Plano de Saneamento Básico é tema de audiência pública em Irupi
Por Assessoria de Comunicação
Plano de Saneamento Básico é tema de audiência pública em Irupi
Com intuito de apresentar aos moradores de Irupi o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) - Cesan água e esgoto, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na noite desta terça-feira (27/10), realizou uma audiência pública na Câmara Municipal de Irupi que contou com a presença maciça da população. Conforme dados do Plano, os investimentos previstos para o município para os próximos anos são de mais de R$ 16 milhões, para melhoria da cobertura do abastecimento de água e esgotamento sanitário, objetivando a universalização desses serviços em Irupi.
O PMSB ainda apresenta o diagnóstico técnico do sistema de água e esgotamento sanitário, identifica suas deficiências, propõe metas e um plano de investimentos com ações de ampliação, melhoria ou recuperação dos sistemas, para o atendimento à demanda futura de serviços, dentro de um prazo de 30 anos.
De acordo com o técnico do Cesan, Jonas Renato Rosa Cabral, o município de Irupi hoje possui 97% dos imovéis de toda a região recebendo água tratada. “A meta é que esse tratamento chegue a 100%, ainda, em 2017”, explicou o técnico.
Moradores de Irupi lotaram a Câmara Municipal para participar da audiência que ainda contou com representantes do Poder Executivo e Legislativo. Durante a audiência, os participantes puderam tirar dúvidas e dar sugestões sobre o assunto.O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Herivelto Carvalho, afirmou que a população cumpriu o seu papel de envolver a comunidade no debate para a formação do plano. “Nossa população marcou presença e mostrou que está ciente e interessada na prática do plano de Saneamento Básico. Tamanho interesse só nos mostra que nossos moradores estão comprometidos com o bem estar de todos”, afirmou o secretário.
O prefeito Carlos Henrique Emerick Storck destacou a importância do acompanhamento da população durante o período de elaboração do Plano. “A Cesan nos deixou claro que a meta é chegar a 100% de água tratada em todos os imóveis e também a mesma porcentagem para o tratamento de esgoto. O plano está detalhado, cumprindo todos os tramites legais e bem elaborado pelos técnicos responsáveis. Estamos falando de metas para serem cumpridas em um prazo de 30 anos, mas se a execução, que se inicia nesta gestão, não for completa e com falhas, sabemos da dificuldade que será para que esses trabalhos sejam feitos, ao longo prazo, prejudicando a população. Por isso, é tão importante firmarmos esse compromisso com a população apresentando um projeto com metas realistas e alcançáveis. ”, frisou Carlos Henrique.
Agora, o próximo passo é enviar o projeto para a Câmara Municipal de Irupi para que seja aprovado pelos vereadores.