Notícias
Ideb 2016 - Irupi: Anos iniciais (4º e 5º) recebem nota 5,7. A média nacional é 5,5.
Por Assessoria de Comunicação
Ideb 2016
Irupi: Anos iniciais (4º e 5º) recebem nota 5,7. A média nacional é 5,5.
Priorizando a atenção na aprendizagem somando a uma gestão participativa e com foco em resultados, o município de Irupi garantiu um índice positivo no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O resultado referente ao ano de 2015 foi divulgado no mês de setembro deste ano. No Ensino Fundamental (anos iniciais - 4º ao 5º ano) o crescimento foi de 1,2 pontos, alcançando 5,7 pontos na avaliação final. Este resultado bateu a meta projetada para no ano de 2019 onde o índice projetado é 5.5 pontos.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação de Irupi, Fabricia Eler Ramos, o resultado foi muito positivo e comemorado pelos profissionais da educação. Mas a secretária afirma que ainda é necessário mais trabalhos e projetos que mantenham o compromisso de garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes de Irupi. “O crescimento é resultado de um trabalho forte, voltado para o processo de ensino-aprendizagem e na valorização dos profissionais do magistério. Começamos com a atualização do piso salarial da classe e seguimos firmes com capacitações e formações. Acreditamos que profissionais sendo capacitados com frequência estarão sempre motivados e empenhados na profissão”, destacou Fabricia.
Na gestão pedagógica, Fabricia ainda esclareceu que foi desenvolvido diversos projetos voltados para alfabetização e leitura. “Entre vários projetos temos a "menina dos olhos" dessa administração: o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) cujo objetivo é despertar a autonomia do aluno para aprender e desenvolver atributos e atitudes necessárias para gerenciar a própria vida pessoal, profissional e social”, afirmou.
Finalizando as avaliações do resultado incentivador, a Secretária citou o famoso educador Paulo Freire: “ Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo."
Segundo dados divulgados pelo O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em todo o país, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, chamado de ensino fundamental 1, o Brasil alcançou Ideb de 5,5 e bateu a meta que era 5,2. Entretanto, no ensino fundamental 2, que compreende do sexto ao nono ano, o Brasil mais uma vez não cumpriu a meta nacional que era de 4,7, ficando com Ideb de 4,5.
Entenda o Ideb
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, funciona como uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.
(Com informações Inep)