Notícias
Olimpíada da Leitura incentiva alunos da Escola Municipal Sônia Maria
Por Assessoria de Comunicação
Olimpíada da Leitura incentiva alunos da Escola Municipal Sônia Maria
No último dia 26, foi realizada na Escola Municipal Professora Sônia Maria Faria Pinheiro a abertura oficial da 1ª Edição da Olimpíada da Leitura. O novo projeto da escola, por meio da disciplina de Português e Biblioteca Escolar, vai contar com a participação dos alunos do 1º ao 4º ano. O concurso acontece até o dia 11 de agosto. A festividade de abertura contou com apresentações culturais realizadas pelos alunos e a apresentação do regulamento da edição.
Chama-se olimpíada porque é realizada uma avaliação e gerada uma classificação final entre os alunos. Os participantes retiram os livros juntamente com as fichas de avaliação. Após a leitura a ficha é preenchida e avaliada pelos docentes que validam ou não o resultado. No final, ganhará a 1ª Olimpíada de Leitura quem primeiro preencher a caderneta ou possua mais pontuações. Os vencedores serão eleitos “O leitor do ano” sendo atribuídos prêmios ao melhor leitor de cada ano escolar.
A pedagoga do turno matutino, Lidia Cristina Schuab, explicou que toda a equipe da escola se faz presente em incentivar e promover o hábito de ler. “nosso grande objetivo é permitir o acesso e deleite dos alunos em manter contato constante com a literatura e assim buscar horizontes longínquos de sonhos e fantasias”, disse a pedagoga.
A Secretária Municipal de Educação, Fabricia Eler Ramos, parabenizou a iniciativa da escola e participou da abertura das Olimpíadas. Para ela, é preciso despertar leitores. “A leitura é capaz de nos transformar em cidadãos críticos e só por meio do conhecimento geral somos capazes de se posicionar sobre algum assunto. Incentivar a leitura desde a infância impulsiona esses cidadãos a serem sábios em suas decisões. E obviamente, a escola deve cumprir esse papel de incentivar os novos leitores”, declarou Fabricia.