Notícias
Cerimônia de entrega de Melhorias Sanitárias Domiciliares acontece em Irupi.
Por Assessoria de Comunicação
Cerimônia de entrega de Melhorias Sanitárias Domiciliares acontece em Irupi.
Ocorreu no dia 28 de abril a cerimônia de entrega oficial da primeira parte das melhorias sanitárias domiciliares em domicílios de Irupi.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e convênio com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), fez a instalação de fossas sépticas ecológicas que visam reduzir o impacto ambiental dos dejetos domiciliares dispensados na natureza.
A ação é parte do programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD), que são intervenções promovidas nos domicílios, com o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações hidrossanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água, à higiene e ao destino adequado dos esgotos domiciliares.
Os recursos ainda serão utilizados para o tratamento de esgoto em um total de 233 residências, que abrigam 932 moradores da área rural de Irupi. O objetivo é prevenir a contaminação das nascentes e recuperar o solo e a água.
O Prefeito Carlos Henrique Emerick Storck informou os principais objetivos. “O alvo desse projeto é implantar soluções individuais e coletivas de pequeno porte, com tecnologias apropriadas, além de contribuir para a redução do impacto ambiental provocado pela falta ou inadequação das condições de saneamento domiciliar, dotando os domicílios com as melhorias sanitárias necessárias à proteção das famílias e do meio ambiente. Com esse trabalho conseguimos preservar nossas nascentes e a saúde do nosso povo”, completou o Prefeito Carlos Henrique.
Além do Prefeito Carlos Henrique e de Secretários Municipais, estiveram presentes na entrega a deputada estadual e autora da Lei “Adote uma Nascente”, Luzia Toledo, a Senadora Rose de Freitas e o superintendente da FUNASA no Espírito Santo, Nilton Andrade. “Irupi virou referência para as outras cidades da região do Caparaó que estão nos procurando para também receber as melhorias. E como anunciamos, através do que foi feito em Irupi, conseguimos ampliar para os municípios do Caparaó que demostraram total interesse em ser beneficiados”, explicou Nilton Andrade.
A deputada estadual Luzia Toledo não poupou elogios à gestão empreendedora realizada em Irupi que tornou possível a implantação e possibilitou a ampliação do trabalho. “O ‘Adote uma Nascente’ funcionou e está acontecendo, pois a parceria com o município de Irupi foi possível e a administração municipal trabalhou em prol dos moradores”, destacou a deputada Luzia Toledo.
A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) já liberou R$ 880 mil para implantação do programa, e 30% das fossas já foram instaladas. A parceria com o governo federal, através do Ministério da Saúde e com o apoio da senadora Rose de Freitas, que destacou a importância das melhorias para a região.
O prefeito Carlos Henrique ainda disse que o programa é imprescindível para termos água com quantidade e qualidade no futuro. “É sustentabilidade, é saúde além de diversos outros aspectos que só beneficiam a população”, disse o prefeito durante o encontro.
As instalações estão sendo desenvolvidas em área de abrangência da microbacia do Rio Pardinho, importante afluente do Rio Itapemirim, localizado no Caparaó Capixaba. Foram beneficiadas as comunidades de: Córrego Cabeceira São José, Córrego São José e Córrego Tia Velha, Córrego Vista Alegre/Santa Rosa/Recreio, Córrego Palmital/Trevo de Santa Cruz, Córrego Japecanga, Córrego Santa Rosa de Lima e Córrego Burro Frouxo.