Notícias
Saneamento básico 100% em Irupi
Por Assessoria de Comunicação
(Investimento)
Saneamento básico 100% em Irupi
Investir na qualidade de vida dos munícipes tem sido uma frase recorrente quando o assunto é investimentos da Administração Municipal. A conclusão das obras de Esgotamento Sanitário da CESAN, do Programa Águas e Paisagens, vai beneficiar um total de 6.862 habitantes do município. De acordo com a gerência da Cesan, a conclusão da obra está prevista para o início do segundo semestre de 2019.
Mas, o que realmente importa? Estamos falando em garantir saúde à população. São R$ 6,3 milhões investidos para realizar ações integradas para o uso coordenado da água, do solo e de recursos relacionados ao desenvolvimento sustentável, além de proteger uma região produtora de água como Irupi. Estamos falando de uma rede estruturada de coleta de esgoto, foco no meio ambiente, saúde preventiva que transforma um município. Somos destaque ao receber e executar um projeto que potencializou investimentos na rede de Saneamento Básico, integrado diretamente ao desenvolvimento econômico, social e turístico do município.
O gerente das Obras de Esgotamento Sanitário da CESAN, Douglas Couzi, destacou a parceria com a Prefeitura de Irupi para que a obra seguisse num fluxo de trabalho, realmente satisfatório. “Neste país de desigualdades onde grande parte dos municípios brasileiros não tem nem Plano de Saneamento, Irupi saiu na frente e diria que vocês vão deixar um grande legado à população. Estamos falando de uma obra que vai valorizar todo o município, colocando-o em destaque nacional por ter 100% de esgoto coletado e tratado, na região central do município”, disse o gerente.
O prefeito Carlos Henrique ressaltou que com a implantação da rede de esgoto em todo o município seja pela Cesan, na região central, e nas zonas rurais por meio do projeto de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD), da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) por intermédio do Programa “Adote uma Nascente”, será possível ter uma cidade modelo em tratamento sanitário. “Quando estamos falando em ter Irupi com 100% de tratamento de esgoto, estamos mostrando que o município segue sendo modelo, ao falarmos de cuidados com a saúde. Investir na saúde é garantir desenvolvimento. No ano passado, estivemos no ranking de investimentos da saúde do Estado, em primeiro lugar, divulgado pelo site do Tribunal de Contas do Estado. Essas ações fazem parte desse bom resultado no ranking”, destacou o prefeito.
Os bairros João Butica, Caroline Barbosa, Centro, Vila Bom Pastor, Loteamento Wilson Fernandes Ferreira, João Thomaz Pereira e Loteamento Jequitibá contarão com 7,4 km de redes de esgotamento sanitário e 456 ligações intradomiciliares. O sistema ainda terá duas estações elevatórias e a estação de tratamento vai tratar até 12 l/s de esgoto.